sábado, 25 de dezembro de 2010

Sinestesicamente falando (?)


           A melhor forma de se manifestar a escrita é fazendo com que ela não seja um amontoado de palavras legíveis. Identificar palavras e interpretar textos é vago demais para o poder dela, e a leitura jamais deve se resumir à isso – Caso ler pra você é apenas isso, caro leitor, você não lê. O sentido de escrever e ler estão na potencialidade daquilo em seu interior, a leitura é completa quando quem lê se envolve com aquilo. É necessário primeiramente, que se enxerguem as palavras, e que elas saltem aos seus olhos, que elas chamem atenção no seu campo de visão. Mais do que enxergar letras, ouvi-las! Ouvir sua voz ora estridente, ora suave, ora inquietante, ora nem mesmo sei decifrar seu sentido. Sentir o gosto das palavras também é essencial. Sim, elas tem gosto, e são uma variedade! As leituras são pratos que jamais seremos capazes de saborear materialmente, mas trazem o mesmo prazer – ou maior – do que alimentos, e  por isso que é normal termos fome de leitura, é necessário ler como se fosse nossa primeira refeição. O olfato entra no próprio agrado das pessoas em sentir aquele odor de livro novo, aquele cheiro agradável, como se o livro tivesse saído do forno, da mesma forma que ao cheirarmos comida, nosso organismo logo pede para digeri-la. O ato de ler ou de exercitar a escrita também deve ser capaz de nos causar arrepios, sentirmos na flor da pele o produto das palavras, dos pés à cabeça. As palavras provocam os sentidos do nosso corpo, e o que sentimos elaboram palavras. A sinestesia é a lei da escrita, é a lei da leitura.

4 comentários:

  1. FRIST \O
    Muito bom cara, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. sinestesicamente falando?
    degusto tuas palavras - doces ao meu paladar - e me atento a qualquer som lindo emitido por elas, enquanto observo cara cor fascinante que se imprime ao teu discurso. tão macias, quase me remetem à sensação de poder tocá-las.

    cunho, tu é sensacional! ♥

    ResponderExcluir
  3. Você conseguiu trasmitir a verdadeira magia de se escrever e ler. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Não me canso de vir aqui, rs. Mesmo que seja para reler as mesmas palavras, a cada vez elas possuem um sentido a mais. Sempre de parabéns, amigo! <3

    ResponderExcluir